Embalagem circular: estudando o caso Loop

rdarGuardar
uardarGuardarGuardar

GuardarGuardarGurdar

Você, seus pais ou até mesmo seus avós devem se lembrar das garrafas retornáveis de refrigerante. Bastava devolver os "cascos" de vidros vazios e, por algumas moedas, levar mais refrigerante para casa. O conceito de embalagem circular é antigo, mas passou por alguns anos em baixa. Agora, há múltiplos esforços para trazê-lo de volta. A Loop é um deles.

A empresa americana, em parceria com algumas das maiores produtoras de embalagens de uso único do mundo, tem uma missão complexa, mas necessária: eliminar o descarte e mudar a forma como as pessoas consomem.

Como a Loop tenta trazer a embalagem circular de volta

Antes de mais nada, é preciso compreender porque as pessoas consomem produtos em embalagem de uso único. E a resposta é simples: praticidade. Após comprar e usar o produto, basta jogar a embalagem fora e comprar uma nova. Como não é feita para durar, a embalagem de uso único acaba também sendo mais barata para o fabricante.

O problema, porém, está no que acontece no pós-consumo. Um estudo do Center for Climate Integrity mostrou que se recicla apenas 9% do plástico que se produz. No Brasil, o número é ainda mais alarmante: 1,3%. Com um milhão de garrafas plásticas consumidas por minuto, são 910 mil que vão parar em aterros sanitários, lixões, vias públicas, florestas e oceanos. Além da poluição, esse ciclo desperdiça recursos e, em poucos anos, tornará a cadeia de fornecimento inviável.

É aí que surge a Loop. Em colaboração com as marcas e os setores da indústria responsáveis pelas embalagens de uso único, a empresa oferece versões circulares de produtos conhecidos. A partir de uma assinatura mensal, o consumidor recebe os produtos em casa, da garrafa de leite ao pote de shampoo, e depois os retorna para limpeza, reabastecimento e reenvio a outra pessoa. O valor a mais se justifica, principalmente, pela praticidade de receber as compras do mês em casa.

A ideia é que, com cada vez mais marcas abraçando o projeto, mais prática seja a experiência de comprar com Loop, engajando mais pessoas e, como resultado, aumentando a demanda da embalagem circular.

Conheça mais sobre a Loop aqui.

A Embalatec incentiva a economia circular na indústria

Com presença em Estados Unidos, França e Japão, a Loop tem muito a contribuir e a crescer. Mas não podemos esperar até que alguém faça algo similar no Brasil. Por isso, a Embalatec resolveu agir.

Além das soluções essenciais e sustentáveis em plástico PCR, resina pós-consumo que oferece a mesma eficiência e confiabilidade com muito mais sustentabilidade e a custos reduzidos, oferecemos a nossos clientes suporte em logística reversa de resíduos.

Não só os tubetes de papelão do filme stretch, mas também as aparas provenientes de cortes geram resíduos que precisam de gestão ambientalmente correta. A Embalatec cuida de tudo para você, coletando e fazendo a destinação adequada.

Para a economia circular, todos devem colaborar. Clique aqui e saiba como fazer parte dessa história enquanto equilibra sustentabilidade e viabilidade econômica.

0 comentário

0

Posts recentes

Ver tudo