Reciclagem de plástico e seus desafios

Blog-Uso-de-Poliamidas-na-reciclagem---embalatec---109292bl (1)

A reciclagem de plástico é uma necessidade da indústria. Ao mesmo tempo, essa necessidade traz consigo uma série de desafios. Não só na eficiência do reaproveitamento de matéria-prima, mas também na qualidade do produto final.

Nesse sentido, a transição entre modelos, a certificação de práticas e a mudança na mentalidade se destacam como os tópicos mais quentes entre os gestores.

Do PIR para o PCR

A reciclagem de plástico reduz custos e diminui a poluição, mas precisa resultar em produtos confiáveis para quem consome. Duas resinas se destacam - e se diferenciam - nessa missão: o PIR e o PCR.

O PIR, Post-Industrial Recycled, é o plástico obtido a partir de resíduos ou materiais da produção industrial, que não chegaram ao consumidor final. Na condição de subprodutos, possuem uma qualidade elevada, pois já passaram por um controle dentro do processo em que estavam inseridos originalmente.

Já o PCR, post-consumer recycled, vem de resinas recicladas dos materiais plásticos que consumidores finais descartaram. De acordo com a infraestrutura disponível, esse descarte pode ser feito por pessoas físicas e também por empresas, por exemplo, comércios e indústrias, como também escolas.

A vantagem do PCR para a sustentabilidade é evidente: o volume de plástico que chega ao consumidor final é muito maior. Mas também é evidente que este plástico nem sempre vai chegar nas melhores condições, como é o caso do PIR. Logo, ele demanda um filtro muito mais rigoroso para garantir o resultado final à altura das expectativas da indústria.

Fazer a transição adequada entre PIR para PCR significa melhorar a logística de coleta e seleção de plástico descartado e, ao mesmo tempo, os processos de tratamento e reciclagem de plástico.

A Embalatec já conta com uma variedade de produtos PCR de altíssima qualidade. Conheça cada um deles aqui.

Novas práticas na reciclagem de plástico

Com legislação, mercado e sociedade mudando, a reciclagem de plástico é uma realidade. Para implementá-la na prática, contudo, é preciso compreender sua real importância para além dos negócios.

Empresas que atuam com plástico terão de se comprometer com o rigoroso escrutínio de organismos externos, fundamentais para transmitir a seus clientes e parceiros a credibilidade da eficiência de seus processos.

A Embalatec já assimilou essa necessidade, motivo pelo qual se qualificou e conquistou o Selo Nacional de Plásticos Reciclados da Abiplast, certificando nossas boas condutas e dando a você mais tranquilidade na hora de escolher seu fornecedor.

É possível fazer mais. Com você, iremos juntos pelo amanhã que desejamos. Clique aqui e entre em contato!

Para acompanhar algumas empresas que também atuam em prol da reciclagem de plástico, recomendamos ficar de olho em:

0 comentário

0

Posts recentes

Ver tudo